sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ano letivo 2013/2014 - Remédios Caseiros - O poder curativo das plantas

 

Remédios Caseiros - O poder curativo das plantas

A medicina alternativa é cada vez mais uma opção para muitas pessoas que se cansaram do uso constante de produtos químicos. E para grandes males existem grandes remédios. A natureza oferece-nos alguns milagres para mantermos uma saúde de ferro. Conheça as plantas mais poderosas, com propriedades terapêuticas para diversos problemas.  

Por norma, a medicina natural não tem efeitos secundários, melhorando a sua saúde e proporcionando um bem-estar, de um modo geral. Existem diversas plantas que ajudam a prevenir alguns males e que ajudam a tratar e resolver enfermidades, identificando aquilo que no nosso organismo não está a funcionar bem. Recorrendo à medicina natural poderá sentir-se mais fortalecida e com muito mais energia, capaz de resistir a muitas doenças.

Para grandes males, grandes alternativas

 

Problemas nervosos: Alfazema


Ajuda a tratar problemas nervosos e reumatismo, vertigens e vómitos nervosos e atua também como estimulante e anti-espasmódico. A Alfazema é muito utilizada em óleos de massagens, para tratamento de equimoses, hematomas e dores articulares. Para quem sofre de perturbações do sono, o ideal é tomar banhos de imersão com esta planta.

Chá de flor de Alfazema

Ingredientes:  5g de flores de Alfazema - 2 chávena de água – mel a gosto

Preparação: Ferva a chávena de água e coloque as flores de Alfazema, deixando atuar por 5 minutos. Adoce com mel e repita a dose 4 vezes ao dia.


Problemas digestivos: Cidreira 

Por estimular a secreção biliar, ajuda a aliviar problemas digestivos Indicada para ajudar a resolver problemas de indigestões, vertigens, cólicas, palpitações e enfartamentos. Pode também ser útil em casos de constipações e resfriados.



Chá de Erva-Cidreira e Hortelã

 


Ingredientes: 1lt de água mineral – 2 chávenas (chás) de Erva-Cidreira picada – 1 chávena (chá) de Hortelã – mel ou açúcar a gosto

Preparação: Coloque a água e as folhas numa panela e leve a lume alto para ferver. Quando ferver, desligue e coe o chá. Deixe arrefecer e adoce a gosto. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

 

Problemas pulmonares: Cavalinha

Pode ajudar no apoio ao tratamento da tuberculose, bem como prevenir algumas doenças pulmonares. Ajuda ainda na prevenção de amigdalites,
cáries dentárias, unhas e cabelos quebradiços, tendinites e fraturas.

O uso regular desta planta pode ser benéfico para restabelecer alguns minerais essenciais no nosso organismo, com o avançar da idade.

Chá de Cavalinha


Ingredientes: 1lt de água mineral – 100g de ramos frescos de Cavalinha picada – 100g de casca de ananás

Preparação: Aqueça a água sem deixar ferver. Desligue o lume, coloque a Cavalinha e a casca de ananás na água e deixe atuar durante 10 minutos. Beba em seguida, ainda quente e repita a dose duas a três vezes por dia.

 

Problemas de náuseas: Hortelã

Por ser bastante estimulante e poder provocar
insónias, e por isso não deve ser consumido à noite. Ajuda a tratar problemas de náuseas, vertigens, dor de dentes e dores de cabeça.

 

Chá de Hortelã

Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de Hortelã – 1 chávena de água – mel ou açúcar a gosto . 

Preparação: Num recipiente coloque as folhas de Hortelã e verta a água a ferver sobre a planta. Tape e deixe em infusão durante 5 ou 10 minutos. Coe o chá e adoce a gosto.

 

 Adaptado pela  Equipa do Clube Europeu

Ano letivo 2013/2014 - Manter um jardim florido e colorido

 

Manter um jardim florido e colorido, sempre bonito exige, para além de uma manutenção contínua, saber em que mês deve semear e plantar as flores que mais tarde lhe vão dar cor e alegria. Siga as nossas dicas e mãos à terra… o seu jardim agradece!


Janeiro 

  • Plantar/Semear flores como: árvores e arbustos ornamentais, begónias, amarílis, cíclames, ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, jacintos, lírios.

Fevereiro 

  • Plantar/Semear flores como: árvores e arbustos ornamentais, crisântemos, cóleos, ervilhas-de-cheiro, gipsófila, malvaíscos, manjericos, paciências, relva, sécias.

Março 

  • Plantar/Semear flores como: açafates-de-ouro, amarílis, amores-perfeitos, anémonas, assembleias, ásteres, begónias, boas-noites, bocas-de-lobo, chagas, cóleos, cravos, crisântemos, dálias, esporas, papoulas, perpétuas, ranúnculos, trevo de quatro folhas.

Abril 

  • Plantar/Semear flores como: amores-perfeitos, assembleias, ásteres, begónias, campainhas de trepar, casadinhos, cóleos, girassóis, esporas, estrelas do Egito, gipsófilas, gladíolos, malmequeres, malvaíscos, manjericos, petúnias, perpétuas, saudades, tubérculos de andorinhas, valverdes, zínias.

Maio 

  • Plantar/Semear flores como: cravos, dálias, gipsófilas, linho, manjericos, melindres, trepadeiras.

Junho 

  • Plantar/Semear flores como: cravos, trepadeiras, manjericos.

Julho 

  • Plantar/Semear flores como: calêndulas, cinerárias, plantas bienais e de germinação lenta, para que possam estar aptas para transplante quando chegar o Outono.´

Agosto

  • Com o Verão em alta, o jardim não requer que semeie mais flores e plantas, mas sim, que regue abundantemente aquelas existentes, para que as altas temperaturas não as danifiquem.

Setembro 

  • Plantar/Semear bolbos, nomeadamente: jacintos, narcisos, tulipas.

Outubro

  • Plantar/Semear flores como: açucenas, anémonas, cíclames, crisântemos, jacintos, junquilhos, lírios, narcisos, tulipas, roseiras.

Novembro

  • Plantar/Semear flores como: roseiras ou podar as roseiras existentes.

Dezembro 

  • Plantar/Semear flores como: cíclames, ervilhas-de-cheiro, gladíolos, lírios, malvaíscos, roseiras.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ano letivo 2013/2014 - Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudável - 8 de novembro





O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de novembro nos estados membros da União Europeia.

A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.
Importância do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.

Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de tornarem-se obesos.

Recomendações de alimentação
Para manter hábitos saudáveis na alimentação recomenda-se:
  • tomar o pequeno-almoço todos os dias;
  • comer de 3 em 3 horas;
  • comer 5 peças de fruta/legumes por dia;
  • beber uma boa quantidade diária de água;
  • usar menos sal e açúcar nas refeições.

Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...