Na passada terça-feira, dia 11 de novembro, nós, alunos pertencentes ao Clube Europeu e às disciplinas de Economia C e Geografia C da Escola de Mação, realizámos uma visita de estudo à Universidade Nova SBE e à Assembleia da República, com o intuito de nos ajudar a escolher o curso e a Universidade para os quais iremos seguir num futuro próximo, e, também, fazer com que nos tornemos cidadãos mais pró-ativos em relação à realidade em que vivemos e mais conhecedores do nosso sistema político
atual.
De manhã, após a chegada à Universidade Nova SBE, visitámos o átrio principal, local este onde se situa os demais serviços de apoio a esta mesma universidade, tais como: a Clínica Privada CUF, o Banco Santander, os seguros Fidelidade, entre outros.
Seguidamente, assistimos a uma apresentação dinamizada por uma ex-aluna da universidade, que se encontrava a trabalhar atualmente na mesma.
A palestra tinha como principal objetivo dar-nos a conhecer a universidade numa forma mais abrangente, em que se destacam pontos como: os cursos disponíveis nas licenciaturas (economia e gestão) e nos mestrados (economia, gestão e finanças); as línguas disponíveis em ambos os cursos durante a duração dos anos letivos dos mesmos; a oferta de inúmeras bolsas dirigidas a esta universidade e, por fim, os clubes, festas e eventos lúdicos que a mesma disponibiliza para os alunos, de forma a que a universidade seja também vista como um espaço de lazer e convívio.
Uma curiosidade que nos foi dada a conhecer acerca da mesma é que é a única universidade do país que tem um túnel com acesso para a praia, demonstrando assim, mais uma vez, que a universidade quer proporcionar aos seus alunos, não só bons momentos a nível escolar, mas também a nível social.
Nesta mesma visita, foi referido que, apesar de o Estado ter financiado, em certa parte, a construção da universidade, a mesma foi construída maioritariamente ou na totalidade com base em donativos efetuados por ex-estudantes desta mesma universidade e, devido ao seu ato de solidariedade, tiveram, como recompensa, os seus nomes escritos em locais como, por exemplo, na calçada da entrada para a
universidade, nas salas de aula, nos auditórios e nos restantes edifícios do polo.
Posteriormente à visita da universidade, almoçamos na mesma com os restantes alunos, acompanhados dos respetivos professores.
De seguida, no regresso para o autocarro, houve um encontro com uma das principais responsáveis da organização Helpo no âmbito de um projeto solidário promovido e dinamizado pelo Clube Europeu. Este projeto consistia, então, na entrega de inúmeros e diversos materiais escolares angariados pelos alunos pertencentes ao Clube, com o propósito de ajudar as crianças africanas mais carenciadas e que não têm acesso à educação de uma forma digna.
Desta forma, o encontro com esta mesma organizadora vem estabelecer a ligação entre a escola e as respetivas crianças como forma de demonstrar um ato de solidariedade e de ajuda ao próximo.
Depois de tudo isto, visto que nos sobrou algum tempo até ao debate na Assembleia da República, fomos dar um pequeno passeio pelas ruas de Lisboa.
Seguidamente, numa visita guiada pelo deputado Duarte Marques, ex-aluno da Escola de Mação, foi-nos dado a conhecer o palácio de São Bento e a Assembleia da República, na qual destacamos como pontos de referência: a biblioteca e a vista
privilegiada para a residência oficial do Primeiro-Ministro.
Nesta mesma Assembleia,
tivemos o privilégio de assistir a um debate entre os Partidos de Esquerda (PS, BE,
PCP) e os Partidos de Direita (PSD e CDS-PP), onde os respetivos deputados de cada
partido colocavam perguntas e expunham as suas opiniões ao Primeiro-Ministro acerca
de diversos assuntos, tais como: a saúde, as desigualdades sociais e a pobreza, a
educação e as propostas do Orçamento de Estado realizadas pelos Partidos de Esquerdas e chumbadas pelos Partidos de Direita.
Posto isto e, na nossa opinião, queremos salientar o quão enriquecedora e
interessante foi esta visita de estudo, na medida em que fez de nós pessoas mais
conhecedoras acerca da realidade em que vivemos. Deste modo, queríamos, também,
deixar o nosso enorme agradecimento às professoras que nos proporcionaram a
oportunidade de termos esta incrível experiência.
Elaborado por:
Marta Mousaco e Marta Bessa