quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Direitos Humanos na primeira pessoa - Lucas Borges do 6.ºB

 


 

Numa aula de História e Geografia de Portugal foi-nos dada uma lista de palavras sobre os Direitos Humanos e tínhamos de escolher uma. Eu escolhi a palavra “SAÚDE.”

Após escolhermos uma palavra associada aos Direitos Humanos escrevemos num marcador que tinha desenhos de animais marinhos e eu escolhi o de um peixe.




Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica foi-nos apresentado o tema “Direitos Humanos.” O professor Rodrigo Goulão escolheu uma palavra para cada aluno e a minha foi “NACIONALIDADE.” Escolhida a palavra, tinha de fazer um cartaz utilizando papel cavalinho A3. Usei vários materiais, recortei as letras, pintei-as com lápis, colei e depois desenhei uma “bandeira sorriso” onde usei lápis de cera e giz.


 Lucas Borges N.º11 do 6.ºB


 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Ano letivo 2020-2021 - As mãos dos Direitos Humanos - 6.ºB - Ana Rita Claro



Numa aula de Cidadania e Desenvolvimento falámos sobre os Direitos Humanos. A professora Lígia Silva mostrou-nos um vídeo, que apresentava os 30 direitos fundamentais que deveriam regular todas as relações humanas.

Há várias abordagens à Declaração Universal dos Direitos Humanos que focam mais uns ou outros desses direitos. A que aqui analisámos surpreendeu-me pela positiva, pois não imaginava que tínhamos direito a tanta coisa!

Todos os Direitos devem ser protegidos, especialmente aqueles que mais falta nos fazem no dia a dia, como o direito a uma casa, uma nacionalidade, uma família, o direito à segurança própria, e muitos outros. 

A seguir ao visionamento deste vídeo foi realizada uma atividade que consistiu em desenhar a nossa mão, escrever no seu interior o direito atribuído a cada um e, em seguida, fazer ilustrações alusivas a esse direito.

A mim calhou-me o direito à Liberdade: desenhei uma pessoa com algemas partidas, como quem acaba de sair da prisão em liberdade; desenhei também uma pomba e alguns cravos vermelhos. Depois de pintado e recortado, só faltava guardar aquela mão dentro do coração, porque é nele que se armazenam as recordações bonitas.


Ana Rita Claro   


Ano letivo 2020-2021 - As mãos dos Direitos Humanos - 6.ºB - Beatriz Barreta

 


Após a visualização do vídeo sobre os 30 Artigos da Declaração dos Direitos Humanos, realizámos um trabalho sobre o vídeo.

O trabalho consistia no desenho do contorno da nossa mão, onde colocámos o nosso nome e o nome de um dos Direitos Humanos.

Todos nós efetuámos um desenho, relacionado com o respetivo Direito Humano, dentro dos contornos do desenho da própria mão.

A mim coube-me o direito à Igualdade. O desenho que eu fiz foi o Planeta Terra, com pessoas de diferentes nacionalidades e género.

O Direito Humano da Igualdade indica que todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, independentemente do género, raça ou nacionalidade.

Beatriz Barreta


Ano letivo 2020/2021 - Exposição "Árvore dos Direitos Humanos" - professores




 

O Clube Europeu comemorou o 72.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos no dia 10 de dezembro. Contudo para que essa comemoração tivesse lugar foram implementadas diversas atividades envolvendo professores e alunos.

Solicitou-se a todos os professores da escola sede, no total de sessenta e dois, que desenhassem uma das mãos em cartolinas coloridas onde foi registada uma palavra-chave que resumisse cada um dos trinta artigos incluídos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As mãos dos Direitos Humanos foram colocadas numa árvore e foi solicitado que cada docente a retirasse e lesse o QR Code constante no verso.



As palavras-chave alusivas a cada um dos trinta artigos foram transformadas em QR Code por alunos do 8.º B. 



Posteriormente foram enviados, via email, a todos os professores do Agrupamento (oitenta e quatro docentes) dois links de vídeos para recordar os seus 30 artigos, https://youtu.be/-KwVkLn7e08, bem como a sua origem https://youtu.be/SJy1M4iYiMo para que todos recordassem quão importante é preciso não esquecer os Direitos Humanos e a nossa função como educadores numa sociedade cada vez mais individualista e egoísta. 

Foi encaminhado um email às Diretoras de Turma do Ensino Secundário (oito turmas) com a proposta de visionamento do vídeo/canção “A música que todos deveriam saber a letra” https://youtu.be/ikqY9H7QNmM da responsabilidade do Conselho Nacional do Ministério Público e a realização de um Debate sobre a importância de relembrar os Direitos Humanos e a nossa atitude face aos mesmos.

A ementa do dia dez de dezembro também foi adaptada para que fossem incluídos alguns dos Direitos Humanos na descrição da sopa, prato principal e sobremesa.



 



Texto e fotografias de Lígia Silva

Ano letivo 2020/2021 - Vídeo Mãos dos Direitos Humanos - 6.ºB






 

Ano letivo 2020/2021 - Vídeo Mãos dos Direitos Humanos - 6.ºA

 


Plano de atividades do Clube Europeu - 2020/2021



























Ano letivo 2020/2021 - Equipa do Clube Europeu

 


Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...