sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Direitos Humanos na primeira pessoa - Martim Rei Marques do 5.ºC

 


Numa aula de OGM fiz um marcador com a imagem de um golfinho pequenino e azul da cor de mar, e escrevi a palavra “LAZER” com letras que parecem um balão. As letras estavam todas coloridas, de várias cores, para me lembrar como termina uma história de encantar. Fiz também mini corações e tentei desenhar um anjo, mas não correu bem… mas o que vale é tentar!

 

 

Em Educação Visual e Educação Tecnológica desenhei, atrás da palavra “JUSTIÇA”, uma balança pois os direitos são para todos, sem excluir ninguém! 

A Justiça deve ser para todos! 

Também desenhei um emoji a sorrir. 

Todos temos direitos e deveres que devemos cumprir!

 

 

Martim Rei Marques N.º do 5.ºC

Direitos Humanos na primeira pessoa - Vitória Saramago do 6.º A

 


Nas aulas de HGP e EV/ET foram realizados marcadores e cartazes sobre os Direitos Humanos.

Foram escritas palavras simples, mas com muito significado e palavras com muito valor!

Em HGP, a professora projetou algumas palavras e fizemos marcadores escolhendo apenas uma delas.

O meu marcador foi feito com a palavra Família.

 


Os meus colegas escolheram as palavras Proteção, Dignidade, Vida, Saúde, Lazer, Justiça, Solidariedade e Liberdade.

Nas aulas de EV/ET fizemos cartazes com as palavras Privacidade, Religião, Liberdade, Lazer, Expressão, Justiça, Família, Dignidade, Trabalho, Educação, Proteção, Democracia e Religião.

 

Somos todos iguais em Dignidade e direitos

Temos Família e Religião.

Todos nós temos direito à Justiça e à Proteção

Liberdade e Privacidade.

Temos direito à Educação, à Saúde, a um Trabalho digno e pago.

Temos direito à Liberdade de opinião e de expressão.

Temos o dever de continuar a conquistar os nossos direitos!

O ser humano é tudo na Vida!

É capaz de realizar todos os seus sonhos

É livre!

 Vitória Saramago N.º18 do 6.º A


Direitos Humanos na primeira pessoa - Catarina Silva do 6.ºA

 


No marcador dos Direitos Humanos eu escolhi a palavra “Proteção” e o animal marinho foi o golfinho. Porquê? Porque proteção é um direito! E todos os seres vivos têm direitos! Para mim a proteção significa cuidar e proteger para mal não acontecer. O meu marcador ficou colorido com algumas cores e o golfinho azul.


 

Catarina Silva N.º 1 do 6.ºA

Direitos Humanos na primeira pessoa - Lara Sequeira Craveiro do 6.ºB

 


Nas disciplinas de HGP e EV/ ET fizemos duas atividades sobre os Direitos Humanos (marcadores e cartazes). Eu acho que estas atividades são importantes, porque não os conhecemos bem e porque apesar de se falar muito de Direitos Humanos, a verdade é que vemos muitas injustiças como é o que acontece com os migrantes e os refugiados que fogem do seu país à procura de uma vida melhor.


 Lara Sequeira Craveiro N.º 9 do 6.ºB

Direitos Humanos na primeira pessoa - Lara Matos do 6.ºB

 



 

A Liberdade é um direito

Dos Humanos e dos animais!

Vamos lutar para vencer

Porque somos todos Iguais!

Seja homem ou mulher

Golfinho ou tubarão

Os Direitos Humanos

Devem ser Universais!

No Mundo em todas as nações!


 

Lara Matos N.º do 6.ºB

Direitos Humanos na primeira pessoa - Clara Cardoso do 6.ºB

 

 

É muito divertido fazer atividades diferentes do vulgar para aprender de maneiras variadas!

Fazer  o trabalho dos marcadores foi muito interessante, porque cada palavra “mexe” com as pessoas de maneira diferente, por isso nem todos os alunos escolheram as mesmas palavras.

Eu escolhi a palavra” Vida”, porque acho que é algo a que todos devemos ter direito. Foi também engraçado ver como cada aluno representou a mesma palavra de formas diferentes.

 

O trabalho dos cartazes foi interessante ao permitir libertar a nossa criatividade no modo como colorimos as letras, da palavra escolhida, com padrões de que mais gostamos e no desenho associado à palavra, dando origem a trabalhos muito giros!

 

Adorei fazer estes trabalhos!


Clara Cardoso N.º 3 do 6.ºB

Direitos Humanos na primeira pessoa - Ana Rita Rosa do 5.ºB

 



Nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Educação Tecnológica fiz um marcador de livros e um cartaz sobre os Direitos Humanos.

As palavras que eu utilizei nos meus trabalhos foram Igualdade, Cultura e Lazer.

Foi muito divertido e ajudou-me a compreender melhor o que são os Direitos Humanos!


 Ana Rita Rosa N.º 1 do 5.ºB

Direitos Humanos na primeira pessoa - Bárbara Pombo do 6.ºB





Os Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado no dia 10 de dezembro.

O Clube Europeu implementou duas atividades para comemorar esse dia e os professores de HGP, EV e ET pediram aos alunos para fazerem trabalhos que foram expostos na escola.

Numa aula de História e Geografia de Portugal a professora Lígia Silva distribuiu marcadores, em cartolina colorida, com animais marinhos desenhados e cada aluno escolheu o que mais gostou.

Depois a professora projetou algumas palavras alusivas aos Direitos Humanos para serem escolhidas pelos alunos e que iriam ser escritas no marcador. De seguida escreveram a respetiva palavra no marcador e pintaram a palavra selecionada.

Depois dos marcadores terminados, a professora tirou fotografias a cada aluno com o seu marcador, depois fez um vídeo em que aparecem os alunos a fazer o marcador e outro a mostrar o trabalho final. Também tirou uma fotografia com todos os marcadores da minha turma.

Nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnologia fizemos cartazes relativos aos seguintes Direitos Humanos: Liberdade, Nacionalidade, Democracia, Família, Religião, Igualdade, Cultura, Solidariedade, Integridade, Responsabilidade, Justiça, Trabalho, Educação, Proteção, Privacidade e Dignidade. Além de escrevermos um Direito Humano, também fizemos um desenho que ilustrava esse mesmo direito.

Todos somos iguais, todos temos direitos e deveres! Devemos respeitar os nossos direitos, mas também os direitos dos outros!


 Bárbara Pombo N.º 2 do 6.ºB

Os Di

Direitos Humanos na primeira pessoa - Leonor Assunção do 5.ºA

 


Eu gostei da atividade que fizemos nas aulas de HGP. Fiz um marcador com a palavra "Vida" e escolhi esta palavra, porque algumas pessoas vivem na miséria ou seja não têm uma vida como deveriam ter. Eu gostei muito da atividade, porque além de nos divertimos, também aprendemos muito sobre os Direitos Humanos.


Leonor Assunção N.º 11 do 5.ºA

Direitos Humanos na primeira pessoa - Martim Ferreira do 5.ºB

 


Eu escolhi o Direito Humano “Lazer” porque acho que todas as crianças têm direito a brincar com a família ou com os amigos, na escola, em casa ou noutros locais. Penso que o “Lazer” ajuda as crianças a serem felizes.


 

Martim Ferreira N.º13 do 5.ºB

Direitos Humanos na primeira pessoa - Samuel Alves do 5.ºC

 

Dentro do tema dos Direitos Humanos fiz, na aula de OGM, um marcador com um animal marinho e, escolhi escrever a palavra “Saúde”, porque é algo essencial à vida humana.

Como o tema do marcador era “Os oceanos” escolhi a cor azul.

 

Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, desenhei meninos e meninas de várias cores, no meu cartaz, porque todos devem ter acesso à “Saúde”, independentemente da cor, do sexo, da religião e outros aspetos que possam ser diferenciadores.

 

Samuel Alves N.º17 do 5.ºC


Direitos Humanos na primeira pessoa - Mafalda Silva do 6.ºA

 


A professora de HGP deu-nos a opção de escolher uma palavra que aparecia no quadro sobre os trinta Direitos Humanos e eu escolhi “LAZER." Também nos apresentou diversos marcadores e eu escolhi o do golfinho.

Comecei por pensar em tipos de letra e então pensei no tipo de letra perfeito para o meu trabalho! Escrevi a palavra no marcador, a lápis, e depois quando achei que tinha feito bem contornei a caneta. A professora disse que, se nós quiséssemos ilustrar a parte de trás do marcador podíamos fazê-lo, então como a minha palavra era LAZER, desenhei uma criança a ver televisão.



Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica deram-me uma palavra sobre os Direitos Humanos e as letras do alfabeto.

Em primeiro lugar fiz seis manchas em cada letra que precisava para escrever a palavra “Privacidade” e apliquei a técnica do ponto e linha dentro das manchas. De seguida colei as letras numa cartolina azul pois o professor Rodrigo Goulão

disse que, na minha palavra, ficava melhor e contornei com caneta de ponta fina.

Depois de ter contornado a palavra recortei-a e colei na cartolina.

Mostrei o meu trabalho ao professor Rodrigo Goulão que disse para fazer um emoji onde poderia aparecer um cadeado com uma chave pois a minha palavra era “Privacidade.”

 

 Mafalda Silva N.º5 do 6.ºA

Direitos Humanos na primeira pessoa - Matilde Pimenta do 6.ºB

 

Eu escolhi a palavra “Liberdade”, porque acho que todos os seres vivos deveriam viver em liberdade sem sofrerem qualquer tipo de repressão ou perseguição.

Escolhi um marcador com o desenho de um polvo, por ser fisicamente diferente dos outros, mas também merecer ser livre.




No cartaz sobre os Direitos Humanos desenhei um homem recatado, ao pé da árvore a ler um livro, e a palavra escolhida foi “Privacidade”, pois a privacidade de cada pessoa deve ser respeitada garantindo deste modo a sua liberdade.

 

Matilde Pimenta N.º 14 do 6.ºB


Direitos Humanos na primeira pessoa - Ashley Mendes do 6.ºB

 


Com estes trabalhos deu para perceber e aprender mais sobre os Direitos Humanos, ou seja, todos os seres humanos, apesar de serem diferentes, devem ter os mesmos direitos.

A atividade dos marcadores, na disciplina de HGP, foi muito divertida e esclarecedora!

A atividade dos cartazes, em Educação Visual e Educação Tecnológica, foi igualmente divertida e agradável.

Eu gostei muito destas atividades, porque consegui aprender mais sobre os Direitos Humanos, percebi melhor que todo o ser humano tem direito à Igualdade, cuidados de Saúde, ter um Trabalho e à Liberdade, entre outros direitos.

O marcador que escolhi foi o do golfinho e a palavra que escolhi foi “Igualdade.”


 

A palavra que me foi atribuída para o cartaz foi “Dignidade.”


Diverti-me bastante com estas atividades e aprendi coisas que todas as pessoas deviam saber!

Ashley Mendes N.º 1 do 6.ºB


Direitos Humanos na primeira pessoa - Dinis Rei do 5.ºB

 



O meu marcador era sobre o Asilo. Na parte de trás do marcador eu desenhei uma pessoa num rasto de destruição e lá no fundo havia uma linda aldeia para onde a pessoa foi viver (Asilo).


O meu cartaz era sobre a Igualdade e eu desenhei “1=1”.

Eu adorei estas atividades!

 


Dinis Rei N.º5 do 5.ºB


Direitos Humanos na primeira pessoa - Lucas Borges do 6.ºB



Numa aula de História e Geografia de Portugal foi-nos dada uma lista de palavras sobre os Direitos Humanos e tínhamos de escolher uma. Eu escolhi a palavra “SAÚDE.”

Após escolhermos uma palavra associada aos Direitos Humanos escrevemos num marcador que tinha desenhos de animais marinhos e eu escolhi o de um peixe.



 

Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica foi-nos apresentado o tema “Direitos Humanos.” O professor Rodrigo Goulão escolheu uma palavra para cada aluno e a minha foi “NACIONALIDADE.” Escolhida a palavra, tinha de fazer um cartaz utilizando papel cavalinho A3. Usei vários materiais, recortei as letras, pintei-as com lápis, colei e depois desenhei uma “bandeira sorriso” onde usei lápis de cera e giz.

 

Lucas Borges N.º11 do 6.ºB


Direitos Humanos na primeira pessoa - Gabriel Dias do 5.ºB

 



Nas aulas de História e Geografia de Portugal, e nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica fizemos trabalhos em homenagem aos Direitos Humanos e neste texto vou falar como fiz esses trabalhos.

O trabalho de História e Geografia de Portugal era fazer um marcador sobre um dos direitos e eu escolhi o direito a ter uma Nacionalidade.




Cada marcador tinha um animal marinho. Eu escolhi um búzio e fiz um desenho sobre o Direito Humano.

Nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica tínhamos que escolher um Direito Humano e fazer um cartaz. O direito que eu escolhi foi “Saúde”. No cartaz, para decorá-lo, tínhamos de colocar um emoji e o meu era de um coração pintado com lápis de cera.

Gostei muito de fazer os trabalhos, porque gosto de pintar e desenhar.


Gabriel Dias N.º7 do 5.ºB

     

Direitos Humanos na primeira pessoa - Francisco Brito do 5.ºA


 

O Clube Europeu, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, pediu para participarmos em algumas atividades. Este dia comemora-se a 10 de dezembro e é um dia muito importante, porque todos nós temos direitos, mas também deveres.

Na aula de História e Geografia de Portugal fizemos marcadores de livros. Para o meu marcador escolhi um pinguim como animal aquático, porque este ano o tema do Clube Europeu é “Os oceanos.” Também tivemos que escolher uma palavra da lista dos Direitos Humanos e escrevê-la no marcador. Eu escolhi “Proteção”, porque acho que todas as pessoas, quer sejam adultos ou crianças, e até os animais, têm o direito a ser protegidas. 
No fim decorei o marcador ao meu gosto.



Nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica fizemos cartazes com algumas palavras-chave relativas aos Direitos Humanos. 

O meu cartaz tinha escrito a palavra “Participação” que foi feita com a técnica do ponto, linha e cor. Primeiro selecionei as letras que precisava e depois desenhei linhas dentro das letras.

As linhas que escolhi foram onduladas. Depois escolhi as cores vermelha, azul e amarelo e colori a palavra “Participação” de uma forma sequencial. De seguida, fiz um desenho sobre a palavra e colei numa cartolina.

Os marcadores fizeram parte de uma exposição e os cartazes foram expostos na sala dos professores e no corredor do bloco B.

Gostei muito de fazer estes trabalhos principalmente sobre este tema, porque faz-nos pensar de que forma podemos viver melhor uns com os outros.                                                                                              

                                                          Francisco Brito Nº7 do 5.ºA



quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Cartazes dos Direitos Humanos - 5.º e 6.º Anos


 


Os alunos do 2.º Ciclo do Clube Europeu do AEVH participaram ativamente na elaboração de cartazes sobre os Direitos Humanos que foram suspensos em vários espaços da escola.











terça-feira, 14 de dezembro de 2021

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos


 

9.º Ano - Dia Internacional dos Direitos Humanos

 


Marcadores de livros feitos pelos alunos do 9.ºAno de escolaridade.

2.º Ciclos - Dia Internacional dos Direitos Humanos






    Após o visionamento de vídeos e a leitura dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos membros do clube escolheram uma palavra-chave alusiva a um artigo e escreveram-na num marcador. 

    Mas os marcadores de livros eram todos diferentes… e imaginem, tinham desenhos de animais marinhos, porque o tema dos Clubes Europeus para 2021/2022 é “Os oceanos” e fazia todo o sentido relacionar essa temática com a atividade proposta pelo Clube Europeu.



    Cada aluno escolheu o marcador que mais gostou e coloriu-o dando-lhe um toque pessoal.
    Os marcadores foram colocados, num total de 178 (5.º/6.º/7.ºAnos) e 14 (1.º Ciclo) num placard no 1.º piso.













 

Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...