terça-feira, 28 de junho de 2022

Explora com o Grupo – revista “Nosso Amiguinho”





Os alunos do 5.ºA e do 6.ºA, nas aulas de Português, com as professoras Alexandra Lourenço e Lígia Silva; e Ana Gameiro respetivamente redigiram um texto coletivo sobre os oceanos para integrar a rubrica “Explora com o grupo.”
 

A proposta desta atividade surgiu no âmbito do Projeto Gandhi e foi implementada em colaboração com o Clube Europeu.

Os alunos do 5.ºA redigiram o texto após terem feito a pesquisa de informação sobre a origem do nome de cada um dos cinco oceanos, as suas características quanto à fauna e à flora e algumas curiosidades.

Os alunos do 6.ºA escreveram um texto no qual alertaram para a necessidade de preservação dos oceanos e apresentaram alguns conselhos para a proteção dos mares e dos oceanos.

  


                   

   

     


Lígia Silva

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Os oceanos - Clube das Manualidades





Os alunos que frequentaram o “Clube das Manualidades”, dinamizado pela professora Lina Dias, durante este ano letivo de 2021/2022, realizaram uma ilustração de uma história subordinada ao tema “Os Oceanos ” em parceria com o Clube Europeu.

Os intervenientes participaram com empenho e interesse em todas as atividades.

                                                       Lina Dias

Oceanos: atividades e profissões

 



 



A superfície do planeta Terra é constituída por 71% de água. Grande parte da população mundial vive na proximidade de meio aquático onde “existem recursos em abundância”. É inevitável que ao longo dos séculos muitas das atividades humanas se desenvolvam junto dos rios, mares e oceanos e que o Homem sinta necessidade de os conhecer. As turmas do quarto ano realizaram trabalhos relacionados com essas atividades.

Os alunos da turma MAC5, procuraram saber de que forma algumas atividades humanas podem ou não pôr em causa a sobrevivência dos ecossistemas marinhos: A pesca de arrasto pode levar à extinção de espécies marinhas versus pesca artesanal ou tradicional mais sustentável; a poluição, causada pelas viagens e transporte de mercadorias, bem como pela extração de petróleo e gás natural e ainda pelos lixos que ficam nas águas, pode causar a morte de plantas e animais marinhos. Há, no entanto, outras atividades que não são prejudiciais, como alguns desportos entre os quais o surf ou mergulho.

Já os alunos da turma MAC6, pesquisaram profissões ligadas ao “mar” e ilustraram-nas. Pescador, biólogo marinho e nadador-salvador, foram algumas das profissões representadas. Apesar de quase metade da população mundial depender diretamente dos recursos marítimos e costeiros, existe atualmente a preocupação de preservar o meio ambiente e de explorar os recursos marinhos de uma forma consciente. Esta atividade, promoveu neste grupo de alunos, uma maior consciencialização e compromisso na proteção dos rios, mares e oceanos.

Todos os trabalhos integraram a exposição do Dia Mundial dos Oceanos.



Olga Pereira e Susana Gueifão

Os oceanos somos nós!

 





Lançou-se, na disciplina de Português, na sequência do estudo do texto dramático (no caso do 9º ano, neste ano letivo e, no caso do 12º ano, no ano anterior), o desafio para a elaboração de um texto dramático coletivo, usando um documento partilhado na drive, desenvolvendo o uso das TIC, com a temática dos oceanos e da sua proteção, envolvendo alunos de duas turmas de 9º ano e de uma turma de 12º ano regular.

Posteriormente, passou-se à produção de elementos para o cenário e adereços, envolvendo a orientação de outros professores além das do Clube Europeu (Fátima Agostinho e Lenine Mata). Seguiram-se os ensaios e respetiva teatralização (com o apoio igualmente de elementos exteriores ao clube, como a artista residente Francisca Correia e a atriz e encenadora Alexandra Espiridião), com o contributo da Direção e da Câmara de Mação, conseguiu-se o Auditório Elvino Pereira, para alguns ensaios e para a subida a cena.



Para a comunicação entre os membros do recém-criado grupo de teatro amador, utilizaram-se as formas habituais em plataformas como o WhatsApp e para a divulgação do evento os dois jornais do Agrupamento – o Verdehorizonte online e o jornal de papel Horizontes. O cartaz foi produzido no Canva e afixado igualmente na comunidade.

Estes jovens cresceram como atores e como pessoas, verificando-se uma dedicação extrema da equipa que em tempo recorde, devido a várias condicionantes que ultrapassaram o grupo, conseguiu pôr em cena um texto original e colaborativo interciclos.

A apresentação pública ocorreu na noite de 8 de Junho – Dia dos Oceanos – com porta aberta ao público da comunidade e entrada livre, a fim de trazer o contributo dos alunos, do nosso Clube Europeu e do nosso Agrupamento para o desenvolvimento lúdico e cultural da nossa comunidade local.


Anabela Ferreira

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Teatro de fantoches “Amar o mar”

 




A sensibilização para a temática dos Oceanos e sua preservação, surge da necessidade urgente de proteger a vida marinha, alertando para as consequências da poluição e do uso excessivo de plásticos.

Neste âmbito, foi abordado ao longo do ano letivo, com os alunos do 4.ª Ano da Escola Básica de Mação, um leque de conteúdos sobre a Preservação dos Oceanos, na área de Educação para a Cidadania, em parceria com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.

Com este intuito, os alunos das turmas MAC5 e MAC6, inscritos no Clube Europeu, envolveram-se e abraçaram esta temática e realizaram atividades lúdicas com o objetivo de alertar a comunidade escolar para a necessidade de preservar os oceanos.

Os alunos da turma MAC5, tendo em vista a realização de uma peça de teatro, construíram fantoches de animais marinhos, com materiais considerados “lixo”, partindo da história que adaptaram “Amar o Mar” de Jane Prado. A peça de teatro foi apresentada aos alunos do Pré-Escolar, no início de maio, e nos dias que antecederam o Dia Mundial dos Oceanos, às turmas do primeiro e segundo ciclos.

O fantocheiro, construído pela turma do Jardim de Infância JMAC4, foi pintado com um fundo marinho em cartão reutilizado.

A turma MAC6 participou com a construção de animais marinhos a partir de materiais inutilizáveis/recicláveis. Fez-se uma reflexão em torno da importância da reciclagem e da preservação dos oceanos e da vida marinha tendo sido um trabalho gratificante no qual o empenho e motivação dos alunos foram notórios.

Todos os trabalhos fizeram parte da exposição do Dia Mundial dos Oceanos realizada na sede do Agrupamento no dia 8 de junho.

Sabemos que as crianças são os adultos de amanhã. Sabemos que as crianças são a alavanca para uma mudança de mentalidade e mudança de comportamento. Sabemos também que o caminho se faz caminhando…

Assim, todo este trabalho desenvolvido durante este ano letivo foi mais uma etapa deste caminho!


Olga Pereira e Susana Gueifão

terça-feira, 7 de junho de 2022

Eu sou...






No âmbito do Projeto Gandhi, e em colaboração com o Clube Europeu, os alunos do 5.ºA e do 5.ºB fizeram, em grupo, uma pesquisa de informação sobre os cinco oceanos.

Depois selecionaram os aspetos mais relevantes referindo a origem do nome de cada oceano, a superfície ocupada e as características da flora e da fauna.

Posteriormente redigiram textos em prosa e em verso, bem como um acróstico. Também filmaram um vídeo dando a conhecer o trabalho realizado em grupo.



 Lígia Silva

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Expansão Marítima Portuguesa em Banda Desenhada e biografia de navegadores

 



Os alunos do 6.ºAno do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, após a abordagem da Expansão Marítima Portuguesa, em História e Geografia de Portugal, escolheram alguns episódios dos Descobrimentos e, nas aulas de Educação Visual, desenharam várias pranchas de Banda Desenhada contando a epopeia dos Portugueses ao longo dos séculos XV e XVI.



A elaboração das Bandas Desenhadas teve a orientação dos professores Rita Santos, Rodrigo Goulão e Isabel Pires.


Ao sabor das ondas ... poemas






Na disciplina de Português, utilizando a Classroom como ferramenta de trabalho, e na sequência do estudo do texto lírico, lançou-se o desafio da produção de poemas inspirados e com a temática no mar, nos oceanos, nas tempestades, ou nos rios…

Além do exercício de expressão escrita, realizou-se a apresentação oral dos poemas escritos em aula, treinando igualmente esta competência, a fim de se obter a partilha na fruição. O ambiente foi francamente amistoso e de apoio à produção, estimulando, quer para a produção, quer para a audição, e consequente leitura, de poesia.

Posteriormente, os alunos colocaram os seus poemas, com o título abrangente “Ao sabor das ondas”, a integrarem a exposição do Clube Europeu, aprendendo que a partilha com a comunidade educativa é desejável e desenvolvendo o sentido de pertença à comunidade, não só escolar, como também educativa, visto esta exposição estar incluída na semana da Escola Aberta do nosso Agrupamento e ser previsível a afluência de público escolar de todo o Agrupamento e igualmente da comunidade.

Ficou o sabor da poesia e da partilha!







 Anabela Ferreira

Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...