sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cravos de abril - 2.º Ciclo



Os alunos do 5.ºA, 5.ºB, 6.ºA, 6.ºB e 6.ºC construíram cravos nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica sob a orientação das professoras Brigita Martins, Rita Santos e Camila Fernandes.


Os cravos foram realizados utilizando a técnica do origami/dobragens e utilizados como materiais, folhas de papel vermelhas e verdes, paus de espetada para o caule.





quarta-feira, 19 de abril de 2023

Desenho da obra “A fábula dos feijões cinzentos” de José Vaz - JMAC

 




Os alunos das turmas JMAC2JMAC3 e JMAC4, exploraram a história, apresentada pela coordenadora, Perpétua Marques, reproduziram-na em desenho e elaboraram cravos com diferentes técnicas, alguns para o painel alusivo ao 25 de abril na entrada do Jardim de Infância.

6.ºA - O meu livro preferido!

 


 





Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 6.ºA, com a professora Lígia Silva, escolheram um livro de leitura recreativa e selecionaram uma frase que transmitisse uma mensagem considerada por eles importante.


Foi tirada uma fotografia a cada aluno segurando o livro escolhido e preencheu-se “um livro” com o título e o respetivo autor.



terça-feira, 18 de abril de 2023

Livros censurados durante o Estado Novo.


 


Da exposição também estavam patentes vários livros que não podiam ser lidos, porque foram alvo da censura durante o Estado Novo. 

São reproduções das obras originais proibidas e apreendidas durante a Ditadura que foram guardadas na Biblioteca Nacional de Portugal incluindo os relatórios de censura, carimbos, selos e rasuras.




Os títulos expostos eram: “A condição humana” de André Malraux, “Famintos” de Carmen de Figueiredo, “Tormenta” de Orlando Gonçalves, “Esteiros” de Soeiro Pereira Gomes, “São Jorge dos ilhéus” de Jorge Amado, “Sete odes do canto comum” de Orlando da Costa, “Romances do mar” de Bernardo Santareno, e “Duas conferências em defesa da paz” de Maria Lamas e Teixeira de Pascoaes.

domingo, 16 de abril de 2023

A fábula dos feijões cinzentos - MAC3


Os alunos da turma MAC3 do 1.º Ciclo, a propósito do Dia da Liberdade, ouviram o conto do autor José Vaz intitulado “A fábula dos feijões cinzentos”.


Seguidamente, e com o apoio das professoras Eugénia Grácio e Susana Gueifão, construíram cravos alusivos a este dia.


Recorreram a materiais de desperdício como paus de espetada, cápsulas de café e restos de papéis.



A atividade foi do agrado de todos e o resultado não podia ter ficado mais bonito. 








sexta-feira, 14 de abril de 2023

Dia da Liberdade - 25 de abril


O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Nesta data celebra-se a revolta de um grupo de jovens capitães que levaram a cabo um golpe de Estado militar, que, em menos de 24 horas, derrubou a Ditadura que dominava Portugal há mais quatro décadas. Chegava ao fim um regime ditatorial do Estado Novo que durou 41 anos, desde 1933 até 1974.

António de Oliveira Salazar chefiou o governo a partir de 1933 até 1968 sendo depois substituído por Marcelo Caetano.

Após o 25 de abril de 1974 houve a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976.

O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que a população colocou nas armas dos militares naquele dia.




Na disciplina de História e Geografia de Portugal com a professora Lígia Silva, os alunos do 2.º Ciclo escreveram mensagens para colocar nos cravos.


 



Os alunos puderam conhecer diversos títulos de obras cujo tema é sobre o 25 de abril de 1974 e a Liberdade, tais como: “Vinte e cinco a sete vozes”, “O têpluquê e outras histórias”, “Romance de 25 de abril”, “A liberdade explicada às crianças”, “A fábula dos feijões cinzentos”, “A revolução das letras”, “História de uma flor“, “O rapaz da bicicleta azul”, “Abril, Abrilzinho”, “O ladrão de palavras”, “A liberdade o que é?”, “Lá longe onde o sol castiga mais”, “Do cinzento ao azul celeste”, “O tesouro” e “7X25 histórias de abril”, “A luta pelas colónias e “Zeca Afonso e a malta das cantigas.”



Os alunos Francisca Marques, Francisco Brito, Leonor Assunção e Mariana Moço do 6.ºA leram poemas da sua autoria sobre o tema “Liberdade.”




A professora de Educação Musical Ana Montargil, ensaiou, com os alunos do 2.º Ciclo, a canção “Somos livres (Uma gaivota voava, voava)” que foi interpretada com grande alegria! 
A canção data de 1974 e é uma celebração à Liberdade conquistada após a revolução dos cravos.





Lígia Silva e Susana Gueifão



quinta-feira, 13 de abril de 2023

Dia Mundial do Livro - 23 de abril








O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. 

O dia é celebrado por ocasião do aniversário da morte de diversos autores conhecidos como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. 

Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. 

O propósito é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. 

Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade. 

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

sábado, 1 de abril de 2023

Dia Mundial da Árvore - 5.ºA

 



Os alunos do 5.ºA redigiram, nas aulas de Português, com a professora Ana Gameiro, acrósticos a partir da palavra Árvore ou da expressão Dia Mundial da Árvore.

Dia Mundial da Árvore - 6.ºA

 



Os alunos da turma A do 6.ºAno, a pedido da professora Lígia Silva, de Cidadania e Desenvolvimento, tiraram uma fotografia ao pé da sua árvore favorita, bem como à folha e/ou ao fruto. Depois essas fotografias foram penduradas no tronco de uma árvore.

Dia Mundial da Árvore - 7.ºB


 

No 7.º B, os alunos, com a professora Clara Neves, de Francês, escreveram os nomes de várias árvores de fruto de acordo com imagens apresentadas. 



Dia Mundial da Árvore - MAC3

 



Os alunos da turma MAC3 do 1.º Ciclo, sob a orientação da professora Eugénia Grácio, conversaram em conjunto sobre as árvores que conhecem, identificando as suas partes constituintes e as características de cada uma.

A seguir realizaram três atividades relacionadas com o tema: fizeram o registo de tudo o que as árvores proporcionam ao ser humano na atividade “Obrigado por tudo o que nos dás”; identificaram a sua “Árvore preferida” ilustrando e decorando uma árvore; e por fim realizaram acrósticos a partir da palavra “Árvore.”

Os alunos mostraram-se sempre muito interessados pelo tema abordado e empenhados na realização dos seus trabalhos. No fim de tudo, o grupo era unânime em dizer… “as árvores são essenciais para o ser humano e para o meio ambiente, e consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta.”




Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...