quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ano letivo 2012/2013 - Intercâmbio com a escola de Madrid Arcipreste de Hitá em parceria com o Atelier de Espanhol

 

No âmbito do Atelier de Espanhol e do Clube Europeu, vários alunos partiram de Mação no dia 24 de abril com rumo a Madrid.

Chegámos a Madrid de manhã e fomos para a escola dos nossos colegas espanhóis com quem iriamos fazer o intercâmbio. Antes de fazermos o intercâmbio tínhamos escrito cartas para os alunos espanhóis e às quais eles responderam. Já na Escola, tivemos que encontrar o aluno que nos respondeu. Depois fizemos algumas atividades para pôr em prática tudo aquilo que tínhamos aprendido nas aulas de Espanhol.

Pela tarde passeamos por Madrid e visitámos a Plaza Mayor entre outros sítios emblemáticos em Madrid. Em seguida, fomos jantar e, por último, dirigimo-nos para a residencial onde iríamos passar a noite.

Dia 26 de manhã acordámos, tomámos o pequeno-almoço e visitamos um pouco mais de Madrid. Visitamos também o Museo del Prado que foi muito interessante. Depois almoçámos, tivemos um pouco de tempo para compras e no final do dia regressámos a Portugal. 

Inês Pereirinha, 8ºC

 

Este ano, pela primeira vez, nos dias 24, 25 e 26 de abril os alunos do Clube Europeu e Atelier de Espanhol do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte rumaram em direção à parte oriental da Península Ibérica.

De malas e bagagens, pela calada da noite, o autocarro transportou os alunos e os seus professores até ao encontro da capital espanhola, Madrid.

Com o nascer do sol, chegámos a Madrid. A hospitalidade dos alunos espanhóis da escola “IES Arcipreste de Hita” fez com que o intercâmbio realizado entre estas escolas tenha tido como ponto alto o relacionamento e desenvolvimento da língua espanhola.

Com a sensação de dever cumprido recarregamos baterias com um almoço tipicamente espanhol pois sabíamos que ainda tínhamos Madrid e os seus monumentos para descobrir.  

Fascinados com o encanto da cidade madrilena e contagiados pela emoção de ter conhecido a Catedral de Almudena, a Puerta del Sol, a Plaza Mayor e o famoso Museo del Prado.

Estes dias foram aproveitados da melhor forma e só por si estas palavras não podem descrever o brilho dos nossos olhos, ao desfrutar deste tempo passado com qualidade, empenho e dedicação.

Desejo que no futuro outros intercâmbios se possam realizar. 

Mª Leonor Bento N.º12 8.ºB


 

“¡Hala Madrid!”

Nos dias 25 e 26 de Abril cerca de 50 alunos da escola de Mação tiveram a oportunidade de fazer uma viagem de 7 horas rumo à capital espanhola.

Partimos dia 24 à noite, fizemos algumas paragens, conversamos, dormimos (pouco) e dia 25 pelas 8h estávamos em Madrid! É difícil descrever o que se sente quando entramos naquela cidade enorme, é, sem dúvida, um “mundo.”

 Ficamos numa pousada (“The Living Room Hostel”) bastante acolhedora e os espanhóis mostraram sempre um lado simpático e caloroso. Quem disse que não gostam dos portugueses?

Dirigimo-nos depois à escola, IES ARCIPRESTE DE HITA, onde fomos bastante bem recebidos. Os alunos eram um pouco diferentes de nós, mas não foi preciso muito tempo para que nos juntássemos e começássemos então a conversar, partilhar ideias, cultura, falámos de tudo um pouco… 

Tivemos também atividades relacionadas com poesia, dançamos, jogamos futebol e claro, ouvimos os nomes “Cristiano Ronaldo” e “Mourinho” imensas vezes. 

Fizemos o lanche da manhã com eles no qual provamos um pouco da gastronomia espanhola mas onde pudemos apreciar melhor essa gastronomia foi ao almoço e jantar uma vez que fomos a restaurantes. Provámos a famosa Paella entre outros pratos bastante diferentes dos pratos portugueses, é esse um dos aspetos em que Portugal ganha, a comida!

Pela tarde de dia 25 e dia 26 visitamos os pontos mais conhecidos de Madrid, fizemos um peddy-paper, visitamos a Plaza de España, Palácio Real, Catedral de Almudena, Plaza Mayor, Puerta de Alcalá, Plaza de Cibeles (local onde o Real Madrid festeja quando é campeão), Hard Rock Café, entre outros sítios que nos deixaram maravilhados com a sua beleza… 

O último sítio que visitamos foi o Museu do Prado, aí vimos grandes obras de grandes artistas, não o conseguimos ver na sua totalidade devido à dimensão deste museu, mas sem dúvida que valeu a pena a visita.

Durante a tarde comprámos as “prendinhas” para quem por cá ficou e voltámos a Portugal, vínhamos felizes, mais ricos culturalmente. 

Foi uma viagem divertida e chegámos então a Mação, com um sorriso no rosto e com a vontade de voltar…

Vânia Marques 12.ºA



terça-feira, 16 de abril de 2013

Ano letivo 2012/2013 - Delegação do AEVH no PEJ - Viseu

 

No período que decorreu entre os dias 11 a 14 de abril de 2013, 8 alunos das turmas A do 10.º, 11.º e 12.º Anos, participaram na XXVIII Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (P.E.J. / E.Y.P.) na cidade de Viseu, este ano sob o tema "Contos de Fadas - A Sonhar num Mundo Real."
O principal objetivo do Parlamento Europeu dos Jovens é proporcionar aos estudantes da faixa etária dos 16-22 anos a oportunidade de participar numa experiência democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.
A preparação da atividade decorreu ao longo do segundo período letivo e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar que contribuiu para a angariação de fundos e de bens que foi efetuada pelas turmas envolvidas e professoras pertencentes ao “Clube Europeu.
Texto de Anabela Martins


O PEJ, Parlamento Europeu dos Jovens (ou EYP - European Youth Parliament – como lhe chamamos em inglês) foi uma experiência única e diferente de qualquer outra que já vivi. Durante os quatro dias que passei em Viseu conheci pessoas incríveis, alarguei os meus horizontes e tive a oportunidade de fazer a minha voz ser ouvida, de dar a minha opinião e lutar por ela. Vivi momentos de pressão e nervosismo, momentos de reflexão, momentos de trabalho, mas também momentos de muita alegria e diversão. Posso, no entanto, admitir que apenas nos últimos minutos desta tão incrível experiência me apercebi do quão enriquecedora tinha sido, a todos os níveis, e do quanto eu iria sentir saudades das pessoas, dos lugares, dos momentos… E já sinto!

Ana Martins


Os quatro dias que passamos no PEJ, foram uma experiencia realmente enriquecedora, em todos os sentidos, pois não foram apenas quatro dias a falar sobre o nosso tema e a construir um discurso para apresentar na assembleia, foram quatro dias de algo novo, em que passamos o tempo todo a falar inglês (tanto que no final do dia quando nos juntávamos todos parecia que falávamos inglês naturalmente uns para os outros), passamos o tempo a fazer pequenos jogos para nos conhecermos melhor uns aos outros (em que um dos meus favoritos foi o street fighters) e jogos para nos dar energia no dia em que tivemos de construir o discurso para apresentar na assembleia (esse foi o dia mais stressante e cansativo). Na assembleia suponho que tenha sido um dos locais em que não se consegue bem saber o que se sentir, pois não era divertido estar a ouvir discussões , mas também não era aborrecido, era simplesmente interessante (e o tempo passava a correr). Alem de tudo isto, só tenho a acrescentar que o tempo que lá estive, passou a voar (tanto no primeiro dia como no ultimo).

O meu conselho para os alunos que queiram experimentar esta fantástica experiencia: preparem-se para dias de algo completamente novo e espetacular, com noites muito mal dormidas. Vale muito a pena participar neste projeto!

Édi Duarte N.º13 11.ºA




Abriu-se a porta para uma imensidão de oportunidades nos passados dias 11,12,13 e 14 de abril – aquando da ocorrência do European Youth Parliament. Definitivamente foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis: não só ao nível do Inglês e de cultura geral como era de esperar, mas também a nível pessoal.

Foram quatro dias bastante intensos e engane-se quem pensa que foi só trabalhar. Apesar das longas horas em ‘Committe Work’ bem como durante a ‘General Assembly’ houve tempo para conhecer pessoas diferentes de diferentes culturas. As primeiras horas foram essenciais para que o “quebrar do gelo”. Também as noites ficaram marcadas: a ‘Aldeia Portuguesa’, o Euro-concerto e ainda a festa alusiva aos contos de fadas.

Uma única oportunidade para mostrar tudo o que valemos e temos de melhor e confesso que só no fim é que me dei conta do que me tinha sido proporcionado. Sem dúvida que a aplaudo o projeto e toda a equipa por detrás de tudo isto. Espero agora ansiosamente pelo PEJ de Verão, na expetativa de repetir a experiência – agora melhor preparada e com uma nova perspetiva.

Teresa Rosa


EYP- “Warriors”

Dia 11 de abril de 2013 oito jovens de Mação tiveram a oportunidade de ir até Viseu “brincar” aos políticos… Pelo menos era o que pensávamos nesse dia e na realidade era mesmo isso, “brincar”… Mas depressa entendemos que era uma “brincadeira” a sério, pois nos dias 11, 12, 13 e 14 trabalhamos a sério, discursamos a sério, falamos inglês a sério e vivemos como alguém que pode fazer a diferença, que dá a sua opinião em público e que a defende, fomos pessoas “sérias” com sempre um pouco de brincadeira!

Conheci pessoas novas, diferentes, todas me ensinaram algo, tive um grupo espetacular, gritei “WARRIORS” (nome do nosso grupo), falei sobre a defesa mundial e europeia e no final do dia estava exausta mas… com um sorriso no rosto.

Nestes dias tudo foi importante, tudo foi novo, tudo nos enriqueceu não só como alunos mas como pessoas e posso dizer que dia 14, quando voltava a Mação me senti mais pessoa, pois vivi uma experiência única que tenho de agradecer a esta escola por me ter permitido algo tão enriquecedor!

Vânia Marques 12.ºA


Foi com grande empenho e gosto que participei no Parlamento Europeu de Jovens, em Viseu. Foram 4 dias únicos num ambiente muito diferente do habitual: novas pessoas, novas experiências, uma outra língua partilhada por todos e o debate sobre diversos assuntos relacionados com a União Europeia. Pode-se dizer que a expectativa foi superada pela realidade. Toda a organização e pessoas envolvidas no projeto faziam sentir os delegados como se estes estivessem em casa, mas ao mesmo tempo queriam que todos os participantes dessem o seu melhor.
Resta dizer e apelar aos alunos para que participem no PEJ nos próximos anos, pois é uma mais-valia para cada um. Quem vai a uma sessão nacional, vem de lá diferente. De certa maneira, todos crescemos com esta experiência, a todos os níveis. E, tenho a certeza absoluta, que estes quatro dias não serão esquecidos pelos 8 representantes de Mação.
 

Marta Pedro 11.º A


Relatório do Projeto European Youth Parliament

Viseu – XXVIII Sessão de Seleção Nacional 2013


Delegação de Mação

Eurovillage

Sessão de Assembleia


Local: Viseu – XXVIII Sessão de Seleção Nacional do EYP 2013

Dias: 11, 12, 13 e 14 de abril de 2013

Hora de Partida: 7:00 horas do dia 11 de abril

Hora de Chegada – 21.00 horas do dia 14 de abril

Ano/ Turmas envolvidas – Alunos do Clube Europeu das turmas A do 10º, 11 e 12º anos

Disciplinas/ Entidades envolvidas – Clube Europeu e disciplina de Inglês

Nome dos Professores acompanhantes: Anabela Martins e Sílvia Ramadas

Objetivos da Visita de Estudo:
  • Promover a dimensão europeia na Educação;

  • Dar aos jovens alunos do agrupamento, uma oportunidade de participarem ativamente numa experiência de trabalho democrático;

  • Proporcionar aos jovens alunos do agrupamento, uma vivência de aprendizagens práticas, válidas e inovadoras;

  • Pôr em prática aprendizagens adquiridas;

  • Desenvolver a consciência cívica e de cidadania europeia ativa;

  • Potenciar o espírito de iniciativa e autonomia;

  • Valorizar a capacidade de argumentação no uso da língua inglesa;

  • Incentivar o trabalho em equipa, respeitando diferentes ideologias, valores e culturas;

  • Desenvolver a interdisciplinaridade;

  • Divulgar e promover, numa partilha cultural entre delegações, aspetos culturais da região de Mação;

  • Fomentar nos alunos o espírito crítico, a capacidade de observação e o sentido de responsabilidade;

  • Promover a tolerância e a solidariedade entre os jovens, proporcionando momentos de convivência salutar entre alunos/alunos e alunos/professores.


Balanço:

A deslocação dos alunos decorreu de forma organizada e os horários foram respeitados. Os objetivos foram plenamente atingidos. 




Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...