Ana Martins
Os
quatro dias que passamos no PEJ, foram uma experiencia realmente enriquecedora,
em todos os sentidos, pois não foram apenas quatro dias a falar sobre o nosso
tema e a construir um discurso para apresentar na assembleia, foram quatro dias
de algo novo, em que passamos o tempo todo a falar inglês (tanto que no final
do dia quando nos juntávamos todos parecia que falávamos inglês naturalmente
uns para os outros), passamos o tempo a fazer pequenos jogos para nos
conhecermos melhor uns aos outros (em que um dos meus favoritos foi o street fighters) e jogos para
nos dar energia no dia em que tivemos de construir o discurso para apresentar
na assembleia (esse foi o dia mais stressante e cansativo). Na assembleia
suponho que tenha sido um dos locais em que não se consegue bem saber o que se
sentir, pois não era divertido estar a ouvir discussões , mas também não era
aborrecido, era simplesmente interessante (e o tempo passava a correr). Alem de
tudo isto, só tenho a acrescentar que o tempo que lá estive, passou a voar
(tanto no primeiro dia como no ultimo).
O
meu conselho para os alunos que queiram experimentar esta fantástica
experiencia: preparem-se para dias de algo completamente novo e espetacular,
com noites muito mal dormidas. Vale muito a pena participar neste projeto!
Édi Duarte N.º13 11.ºA
Teresa Rosa
EYP-
“Warriors”
Dia 11 de abril de 2013 oito
jovens de Mação tiveram a oportunidade de ir até Viseu “brincar” aos políticos…
Pelo menos era o que pensávamos nesse dia e na realidade era mesmo isso,
“brincar”… Mas depressa entendemos que era uma “brincadeira” a sério, pois nos
dias 11, 12, 13 e 14 trabalhamos a sério, discursamos a sério, falamos inglês a
sério e vivemos como alguém que pode fazer a diferença, que dá a sua opinião em
público e que a defende, fomos pessoas “sérias” com sempre um pouco de
brincadeira!
Conheci pessoas novas,
diferentes, todas me ensinaram algo, tive um grupo espetacular, gritei
“WARRIORS” (nome do nosso grupo), falei sobre a defesa mundial e europeia e no
final do dia estava exausta mas… com um sorriso no rosto.
Nestes dias tudo foi importante, tudo foi novo, tudo nos enriqueceu não só como alunos mas como pessoas e posso dizer que dia 14, quando voltava a Mação me senti mais pessoa, pois vivi uma experiência única que tenho de agradecer a esta escola por me ter permitido algo tão enriquecedor!
Vânia Marques 12.ºA
Resta dizer e apelar aos alunos para que participem no PEJ nos próximos anos, pois é uma mais-valia para cada um. Quem vai a uma sessão nacional, vem de lá diferente. De certa maneira, todos crescemos com esta experiência, a todos os níveis. E, tenho a certeza absoluta, que estes quatro dias não serão esquecidos pelos 8 representantes de Mação.
Marta Pedro 11.º A
Relatório do Projeto European Youth Parliament
Viseu – XXVIII Sessão de Seleção Nacional 2013
Delegação de Mação
Eurovillage
Sessão de Assembleia
Local: Viseu – XXVIII Sessão de Seleção Nacional do EYP 2013
Dias: 11, 12, 13 e 14 de abril de 2013
Hora de Partida: 7:00 horas do dia 11 de abril
Hora de Chegada – 21.00 horas do dia 14 de abril
Ano/ Turmas envolvidas – Alunos do Clube Europeu das turmas A do 10º, 11 e 12º anos
Disciplinas/ Entidades envolvidas – Clube Europeu e disciplina de Inglês
Nome dos Professores acompanhantes: Anabela Martins e Sílvia Ramadas
Objetivos da Visita de Estudo:
Promover a dimensão europeia na Educação;
Dar aos jovens alunos do agrupamento, uma oportunidade de participarem ativamente numa experiência de trabalho democrático;
Proporcionar aos jovens alunos do agrupamento, uma vivência de aprendizagens práticas, válidas e inovadoras;
Pôr em prática aprendizagens adquiridas;
Desenvolver a consciência cívica e de cidadania europeia ativa;
Potenciar o espírito de iniciativa e autonomia;
Valorizar a capacidade de argumentação no uso da língua inglesa;
Incentivar o trabalho em equipa, respeitando diferentes ideologias, valores e culturas;
Desenvolver a interdisciplinaridade;
Divulgar e promover, numa partilha cultural entre delegações, aspetos culturais da região de Mação;
Fomentar nos alunos o espírito crítico, a capacidade de observação e o sentido de responsabilidade;
Promover a tolerância e a solidariedade entre os jovens, proporcionando momentos de convivência salutar entre alunos/alunos e alunos/professores.
Balanço:
A deslocação dos alunos decorreu de forma organizada e os horários foram respeitados. Os objetivos foram plenamente atingidos.



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