quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ano letivo 2013/2014 - Visita de estudo a Sintra




Professores e alunos membros do Clube Europeu deslocaram-se a Sintra, no dia 16 de outubro, para uma visita ao Parque e Palácio da Pena e ao Chalet da Condessa de Edla. Depois de alguns quilómetros de caminhada pelos trilhos da serra de Sintra, foi tempo de chegar ao centro histórico e percorrer ruas e ruelas encantadoras e recatadas. 

O descanso dos guerreiros e guerreiras veio a seguir com uma paragem na Piriquita II, onde todos saborearam a típica queijada ou o maravilhoso travesseiro. Sintra … o que dizer – É sempre bom voltar e há sempre mais para descobrir!

A equipa do Clube Europeu


A visita de estudo a Sintra realizou-se no dia 16 de outubro de 2013, no âmbito do Clube Europeu, visitando o Palácio da Pena e o Chalet da Condessa d’ Edla. No final do dia, ainda tivemos tempo para descontrair um pouco no Fórum Sintra (pequena catedral do consumo).

Em termos culturais, ficámos com certeza mais enriquecidos e aprofundámos as relações interpessoais entre alunos e professores.

De um modo geral, a visita de estudo foi divertida, mas um pouco cansativa, uma vez que descemos e atravessamos toda a serra de Sintra, mas em compensação divertimo-nos imenso com os nossos colegas.

Da história, ficámos a saber que o palácio da Pena foi uma “peça” representativa da época do Romantismo em Portugal e remonta ao ano de 1839, quando o rei D. Fernando II adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a apropriação a palacete.

 Finalmente, do Chalet, aprendemos que foi construído pelo rei D. Fernando II para a sua segunda esposa, Elise Hensler, apelidada de Condessa de Edla. Após a morte de D. Fernando, o parque da Pena e todas as suas edificações incluindo o Palácio e o Chalet foram deixados de herança à Condessa. 

Em 1889, o filho de D. Fernando – D. Luís – contestou o testamento. Posteriormente, o Estado fez um acordo com a Condessa relativamente a esses bens, beneficiando-a apenas com o usufruto do Chalet e do jardim envolvente. Este foi alvo de incêndio criminoso que destruiu todo o seu interior. A sua recuperação foi iniciada em 2007, tendo sido aberto ao público em Maio de 2013.

Com esta visita de estudo, concluímos que o Clube Europeu, como é seu apanágio, nos proporciona momentos de aprendizagem, puro convívio e lazer.

 

Ana Antunes e Beatriz Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...