Representação e
Realidade na pintura “Las Meninas” de Velázquez
No passado dia 9 de maio, Dia da Europa, os alunos
Carolina Gonçalves, Helena Sousa, Inês Carvalho, João Raimundo, Leonardo
Martins, Mariana Silva, Pedro Estrela, e Rita Marques, acompanhados pelas
professoras Anabela Martins e Sílvia Ramadas deslocaram-se a Lisboa para
participarem no Open Day e assistirem
à divulgação dos resultados finais do Concurso “Europeus em Portugal”, (EUemPT), promovido pela EDUdigital em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques
Delors, RTP, Fundação da Juventude e Centros Europe Direct.
Os alunos do Clube Europeu ficaram entre os 9
finalistas entre 150 equipas e cerca de 6500 participantes. EUemPT tratou-se de um concurso aberto
aos estudantes de todos os níveis de ensino. O projeto foi apoiado por
reportagens emitidas em março e abril, pela RTP, sobre cidadãos europeus que
vivem em Portugal. Abordou questões como a Cidadania Europeia, Erasmus+, Cultura,
Mobilidade, Saúde e Segurança Social.
O nosso projeto, “Representação e Realidade na pintura “Las Meninas” de Velázquez”, abordou a questão cultural e remete-nos para o ano de 1656, ano em que Velázquez pintou “Las Meninas”, um óleo sobre tela exposto no Museu do Prado em Madrid.
Partindo do quadro para chegar ao quadro construiu-se um percurso diferente: Um
desempenho feito para ser um objeto. Um cruzamento de uma ideia geradora de
mundos e esta interpretação criada numa realidade que o expande como é o caso
do vídeo.
O
tema é a desconstrução da representação pictórica. Na obra, realidade e ficção
são representadas numa linearidade paralela enquanto ideia de instantâneo
fotográfico próximo da contemporaneidade do mundo fixado em imagens.
Propositadamente, a interpretação não tem expressão no recurso à palavra. A inexistência de diálogos situa a representação em outros valores expressivos da comunicação, justificando a intenção de não situar o trabalho numa língua (idioma) em particular, ultrapassando por essa via algumas limitações de comunicação, contextualizando-o num entendimento mais abrangente e universal.
O
pensamento que legitima a escolha desta pintura com todas as suas
particularidades prende-se com o cruzamento entre o passado e o presente, o que
procura reiterar a importância do património histórico / cultural como fator
determinante da construção de uma identidade.
As
filmagens para a produção do vídeo, presente a concurso, foram efetuadas no
passado dia 31 de março, no auditório Elvino Pereira em Mação.
Os
alunos mostraram-se totalmente comprometidos com o projeto, revelando
maturidade, autonomia criativa e inteira disponibilidade para satisfazer todas
as solicitações dos técnicos de filmagem presentes.
Parabéns a todos!
A
mentora do projeto: Professora Anabela Martins
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