O Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.
No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras da União Europeia.
A proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de Paz, Solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional. Incluía ainda a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar que eram o carvão e o aço.
Por se ter considerado que esse dia tinha sido o marco inicial da União Europeia, os chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa."
Na exposição de trabalhos também estavam alguns exemplares de sopas de letras sobre a União Europeia para que, de forma lúdica, os alunos pudessem testar os seus conhecimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário