Os alunos membros do Clube Europeu AEVH, do 2.º Ciclo, pesquisaram algumas curiosidades sobre a vida de Beethoven de modo a homenagear o compositor do "Hino à Alegria" que faz parte do quarto movimento da 9.ª sinfonia.
No dia em que a bandeira da União Europeia foi hasteada, ouviu-se o “Hino à Alegria“ tocado por alunos da disciplina de Educação Musical ensaiados pela professora Ana Montargil e também pertencentes ao Ensino Articulado sob a orientação da professora Ana Pires.
O “Hino à Alegria” é geralmente tocado sem letra, pois a música é uma linguagem universal e porque se obtém o mesmo efeito de como se fosse cantado.
O hino expressa os ideais de Liberdade, Paz e Solidariedade, ambicionados pelo continente europeu e as suas instituições como um todo.
Este hino não substitui os hinos nacionais dos países membros, mas funciona como uma forma de celebração do lema da União Europeia, "Unida na diversidade", na sua plenitude e exalta os valores que todos os países se comprometem cumprir.
O hino é entoado em cerimónias oficiais da União Europeia, e em vários tipos de manifestações e eventos que envolvem a instituição.
O seu uso não se resume, no entanto, exclusivamente à União Europeia, mas a toda a Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário