segunda-feira, 25 de março de 2024

Dia Mundial da Água - 22 de março de 2024




 

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente a 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.


A proposta de criar uma comemoração anual com foco na importância da água surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro.

Nessa reunião, os países reconheceram a necessidade de destacar a importância desse valioso recurso natural e, no mesmo ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o 22 de março como o Dia Mundial da Água através da Resolução 47/193, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 22 de dezembro de 1992.

Pretende-se que, através da dinamização de diversas atividades, alertar para a importância da água como recurso natural e se implementem estratégias de preservação e restauração ambiental que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida da população mundial.



A celebração do Dia Mundial da Água visa a implementação de medidas para enfrentar a crise hídrica mundial, como apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6): água e saneamento para todos até 2030.


Cabe a cada um de nós tirar as devidas conclusões e encarar a água como o que ela é: um bem vital e comum da Humanidade, que deve, portanto, ser considerado na escala da Humanidade.

O Dia Mundial da Água de 2024 tem como tema "Água para a Paz" reforçando a importância do papel da água na promoção da harmonia e na prevenção de conflitos. De acordo com as Nações Unidas, a água pode ser tanto uma fonte de união quanto um ponto de discórdia entre as comunidades, especialmente quando o acesso à água é desigual ou escasso.

As Nações Unidas apresentam uma estatística alarmante: apenas 24 países que compartilham rios, lagos e aquíferos com os seus vizinhos contam com acordos de cooperação sobre recursos hídricos compartilhados.

Com os crescentes impactos das mudanças climáticas, é necessário que os países trabalhem juntos para conservar o recurso natural mais importante da Terra. Quando se coopera em relação à água, cria-se um efeito cascata positivo em toda a sociedade que gera prosperidade e desenvolve uma resiliência aos desafios, e é precisamente para essa cooperação internacional que a campanha do Dia Mundial da Água chama a atenção neste ano.


O Clube Europeu e o Clube Horizonte de Ciência dinamizaram diversas atividades para consciencializar os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação para a importância de preservar a água evitando desperdícios.

As turmas do Pré-Escolar realizaram experiências científicas (chuva colorida, parece neve e arco-íris), bem como trabalhos de grupo e individuais alusivos ao ciclo da água, incluindo gotas gigantes e mural representativo das atividades diárias com recurso à água.


Para além dos trabalhos das FONTES, os alunos realizaram ainda as seguintes atividades representadas na exposição:



Os alunos do primeiro ano, MAC1 e MAC2, em conjunto, decoraram uma nuvem com gotas de água, lembrando as várias formas de consumo da mesma.



A MAC2 elaborou coroas com que comemorou o Dia Mundial da Água.



MAC4 também participou na comemoração deste dia realizando vários trabalhos, entre os quais, o recorte e colagem de nuvens e gotas num chapéu de chuva, assim como, um trabalho representativo do ciclo da água.



Todas as turmas do 1.º Ciclo escreveram frases em gotas para o mural e algumas construíram estações meteorológicas e efetuaram os respetivos registos de pluviosidade, temperatura, pressão atmosférica, humidade relativa, intensidade e direção do vento.

 

Os alunos do 5.ºA/5.ºB, com a professora Cristina Martins, realizaram trabalhos em forma de maquetas representativas do ciclo da água.



Em Educação Visual e Educação Tecnológica, com a professora Brigita Martins, construíram flocos de neve, a partir de cotonetes, com a técnica do Kirigami, como forma de associação de moléculas de água.



Também em Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos do 2.º Ciclo, desenharam, recortaram e colaram gotas de água em feltro para a construção de marcadores de livros.



As turmas do 7.º Ano elaboraram cartazes explicando a Herança Muçulmana, no contexto da água, de que são exemplo a introdução da nora e da picota, muito utilizadas no concelho de Mação até ao século passado.



As turmas do 8.º Ano construíram modelos da molécula de água usando materiais reciclados e as do 9.ºAno elaboraram cartazes e flyers com regras de poupança de água.



O 10.ºA elaborou cartazes sobre geossítios de importância em associação com a água, o 10.ºD de Saúde e o 12.ºD de Estética participaram associando a dinâmica da saúde e do bem-estar ao contexto do ar e da água.


  



A participação foi global envolvendo todos os ciclos de ensino do Agrupamento, com participações dinâmicas e diferenciadas, o que enriqueceu a atividade e a exposição, que esteve patente de 20 a 27 de março.

Luísa Gonçalves do Horizonte da Ciência e membros do Clube Europeu do AEVH


segunda-feira, 11 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher - pregadeiras de linho


Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, com a professora Brigita Martins, os alunos das quatro turmas do 2.º Ciclo, construíram pregadeiras “chapéus de linho.”

domingo, 10 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher - 11.ºA - Espanhol

 


Na disciplina de Espanhol, os alunos do 11.ºA, com a professora Alexandra Estêvão deram a conhecer dados biográficos de vinte e uma Mulheres que foram as primeiras a votar em países de língua espanhola e/ou ocuparam cargos de relevo no governo do seu país.

Dia Internacional da Mulher - 9.ºA/9.ºB - Francês

 






Os alunos do 9.ºA/B, na disciplina de Francês, com a professora Clara Neves, pesquisaram informação relativamente à conquista do direito ao voto de Mulheres de países francófonos.


sábado, 9 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher - 7.ºA/7.ºB - Inglês







Na disciplina de Inglês, os alunos do 7.ºA/7.ºB, com a professora Raquel Robalo apresentaram trabalhos sobre as Mulheres originárias de países de língua inglesa que se destacaram na luta pelo direito ao voto.

Dia Internacional da Mulher

 




Os alunos do 5.ºA/6.ºA, nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, com a professora Brigita Martins, desenharam e pintaram o planisfério terrestre que serviu de apoio para a localização dos retratos das Mulheres referidas/pesquisadas.






sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher - OGM - 6.ºA

 





Na disciplina de Organização Geral e Método, os alunos do 6.ºA, com a professora Lígia Silva, fizeram um trabalho de pesquisa de informação sobre as Mulheres pioneiras no direito ao voto em Portugal (Carolina Beatriz Ângelo) e no Brasil (Celina Viana), bem como as que ocuparam cargos no governo: Esperança da Costa (Angola), Manuela das Neves (São Tomé e Príncipe), Janira Almada (Cabo Verde), Luísa Diogo (Moçambique) e Manuela Botey (Guiné Equatorial).

Dia Internacional da Mulher - 08/03/2024

 





O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, no dia 8 de março.

Esta comemoração foi assinalada desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. A Organização das Nações Unidas, em 1975, começou a celebrar no dia 8 de março, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução 32/142.

Neste dia pretende-se celebrar os direitos que as Mulheres conquistaram até hoje, relembrando o caminho que tiveram que percorrer até alcançarem a igualdade.

O Clube Europeu do AEVH desenvolveu um trabalho colaborativo com várias professoras, de diversas disciplinas, para homenagear as Mulheres que lutaram para obter o direito ao voto e as que posteriormente ocuparam cargos no Governo do seu país de origem.




A luta travada pelas Mulheres pela defesa de causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam bastante atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos ainda continuam por alcançar.

Dia da Europa e músicos da União Europeia

  Na disciplina de Educação Musical , sob orientação da professora Ana Montargil, os alunos do 6.ºB investigaram a vida e obra de músicos ...