O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente a 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.
A proposta de criar uma comemoração anual com foco na importância da água surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro.
Nessa reunião, os países reconheceram a necessidade de destacar a importância desse valioso recurso natural e, no mesmo ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o 22 de março como o Dia Mundial da Água através da Resolução 47/193, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 22 de dezembro de 1992.
Pretende-se que, através da dinamização de diversas atividades, alertar para a importância da água como recurso natural e se implementem estratégias de preservação e restauração ambiental que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida da população mundial.
A celebração do Dia Mundial da Água visa a implementação de medidas para enfrentar a crise hídrica mundial, como apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6): água e saneamento para todos até 2030.
Cabe a cada um de nós tirar as devidas conclusões e encarar a água como o que ela é: um bem vital e comum da Humanidade, que deve, portanto, ser considerado na escala da Humanidade.
O Dia Mundial da Água de 2024 tem como tema "Água para a Paz" reforçando a importância do papel da água na promoção da harmonia e na prevenção de conflitos. De acordo com as Nações Unidas, a água pode ser tanto uma fonte de união quanto um ponto de discórdia entre as comunidades, especialmente quando o acesso à água é desigual ou escasso.
As Nações Unidas apresentam uma estatística alarmante: apenas 24 países que compartilham rios, lagos e aquíferos com os seus vizinhos contam com acordos de cooperação sobre recursos hídricos compartilhados.
Com os crescentes impactos das mudanças climáticas, é necessário que os países trabalhem juntos para conservar o recurso natural mais importante da Terra. Quando se coopera em relação à água, cria-se um efeito cascata positivo em toda a sociedade que gera prosperidade e desenvolve uma resiliência aos desafios, e é precisamente para essa cooperação internacional que a campanha do Dia Mundial da Água chama a atenção neste ano.
O Clube Europeu e o Clube Horizonte de Ciência dinamizaram diversas atividades para consciencializar os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação para a importância de preservar a água evitando desperdícios.
As turmas do Pré-Escolar realizaram experiências científicas (chuva colorida, parece neve e arco-íris), bem como trabalhos de grupo e individuais alusivos ao ciclo da água, incluindo gotas gigantes e mural representativo das atividades diárias com recurso à água.
Para além dos trabalhos das FONTES, os alunos realizaram ainda as seguintes atividades representadas na exposição:
Os alunos do primeiro ano, MAC1 e MAC2, em conjunto, decoraram uma nuvem com gotas de água, lembrando as várias formas de consumo da mesma.
A MAC2 elaborou coroas com que comemorou o Dia Mundial da Água.
MAC4 também participou na comemoração deste dia realizando vários trabalhos, entre os quais, o recorte e colagem de nuvens e gotas num chapéu de chuva, assim como, um trabalho representativo do ciclo da água.
Todas as turmas do 1.º Ciclo escreveram frases em gotas para o mural e algumas construíram estações meteorológicas e efetuaram os respetivos registos de pluviosidade, temperatura, pressão atmosférica, humidade relativa, intensidade e direção do vento.
Os alunos do 5.ºA/5.ºB, com a professora Cristina Martins, realizaram trabalhos em forma de maquetas representativas do ciclo da água.
Em Educação Visual e Educação Tecnológica, com a professora Brigita Martins, construíram flocos de neve, a partir de cotonetes, com a técnica do Kirigami, como forma de associação de moléculas de água.
Também em Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos do 2.º Ciclo, desenharam, recortaram e colaram gotas de água em feltro para a construção de marcadores de livros.
As turmas do 7.º Ano elaboraram cartazes explicando a Herança Muçulmana, no contexto da água, de que são exemplo a introdução da nora e da picota, muito utilizadas no concelho de Mação até ao século passado.
As turmas do 8.º Ano construíram modelos da molécula de água usando materiais reciclados e as do 9.ºAno elaboraram cartazes e flyers com regras de poupança de água.
O 10.ºA elaborou cartazes sobre geossítios de importância em associação com a água, o 10.ºD de Saúde e o 12.ºD de Estética participaram associando a dinâmica da saúde e do bem-estar ao contexto do ar e da água.
A participação foi global envolvendo todos os ciclos de ensino do Agrupamento, com participações dinâmicas e diferenciadas, o que enriqueceu a atividade e a exposição, que esteve patente de 20 a 27 de março.
Luísa Gonçalves do Horizonte da Ciência e membros do Clube Europeu do AEVH
Sem comentários:
Enviar um comentário