Esta declaração surgiu da necessidade de atualizar a «Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão» face a evolução da Humanidade.
Com o efeito, o desencadear da Revolução Industrial e os dois conflitos mundiais que tiveram lugar na primeira metade do século XX, conduziram a aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Porém, na Conferencia de Dumbarton Oaks, onde os Aliados expressaram a necessidade de criação de uma organização internacional que substituísse a Sociedade das Nações, a questão dos Direitos do Homem foi abordada.
É, no entanto, na Conferência de S. Francisco, que as potências vencedoras entenderam que os Direitos do Homem deviam figurar na Carta das Nações Unidas de um modo mais destacado e, como garantia da defesa desses direitos, que se devia criar, no âmbito da ONU, a Comissão dos Direitos do Homem.
Esta Comissão foi criada pelo Conselho Economico e Social e tem por função ocupar-se das questões de cooperação económica e social a nível internacional e promover o respeito dos Direitos do Homem no mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário