A União
Europeia apresenta-se-nos sempre em constante devir/mutação. Fundada por
seis Estados-membros em 1950, é hoje em dia composta por vinte e sete países-membros.
Numa sociedade em que a comunicação é imperativa, onde os desenvolvimentos tecnológicos diariamente ocorrem, e nos permitem saber quási em tempo real os acontecimentos, é perfeitamente normal sermos confrontados, através dos mass media e porque não do Twitter/Facebook, com palavras, expressões que nos remetem para a vida Europeia. Será também de referir, que praticamente a nossa vida diária, é em si já um reflexo das práticas (económicas, sociais, políticas…) existentes na União Europeia.
Num ano em que existiram eleições para o Parlamento Europeu, obviamente que muito foi dito e referido ao longo das diversas campanhas eleitorais. Seríamos tentados a afirmar que os nossos alunos possuem bastantes conhecimentos sobre a União Europeia, puro engano, na realidade são inúmeras as lacunas evidenciadas. Na sua grande maioria, os alunos apresentam um claro desconhecimento sobre o funcionamento da União Europeia (modos de vida, cultura, património…) existentes nos diversos países-membros.
O Clube Europeu visa criar, na escola e em todos os membros da comunidade escolar, um verdadeiro espírito europeu, bem como contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial e à necessidade de cooperação.
Este Clube terá como público-alvo os nossos alunos. O Clube é direcionado aos alunos da Escola sede, no entanto é pretensão do mesmo alargar a sua área de intervenção, de forma a poder abranger todos os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte. É nosso objetivo ajudar a desenvolver o seu sentido d e responsabilidade, como cidadãos integrados na Europa, designadamente no que concerne a temáticas como a paz, os Direitos do Homem e a preservação do património cultural e natural.
As professoras que pretendem coordenar/dinamizar o Clube Europeu são as seguintes: Sílvia Ramadas (Prof.ª de Língua Inglesa), Luísa Morgado (Prof.ª de Economia), Augusta Estrela (Prof.ª de História).
Este projeto está pensado para quatro anos, sendo que durante o presente ano, o clube estará mais direcionado para questões de cariz administrativo (ex. inscrever este clube na rede nacional de clubes europeus e incrementar o mesmo a nível escolar) e como tal, apenas serão dinamizadas algumas atividades. As atividades a desenvolver serão, nomeadamente, ao nível da pesquisa, seleção e divulgação de documentação e informação atualizada sobre a Europa e a União Europeia; projeção de filmes, participação e organização de atividades que contribuam para a dimensão europeia na educação; implementação de aulas temáticas e elaboração de trabalhos. No início de cada ano será apresentado o plano de ação do Clube.
Atividades
Para o presente ano letivo, as atividades a implementar serão:
- Inscrição na Rede Nacional de Clubes Europeus – GEPE;
- Envio de cartas às embaixadas a solicitar o envio de documentação para o Clube;
- Elaboração do "placard" do Clube Europeu;
- Comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos;
- Divulgação e exposição de eventos significativos para a escola desenvolvidos pela União Europeia, nomeadamente o dia da Europa;
- Consulta de "sites" e contactos pertinentes, lúdicos e informativos, relacionados com a União Europeia, o que permitirá recolher informação vária;
- Estabelecimento de uma parceria com o "Centro Jacques Delors";
- Exploração do material didático disponibilizado pelo Centro Jacques Delors;
- Realização de aulas temáticas com o apoio do referido centro;
- Realização de uma apresentação em PowerPoint, em Língua Inglesa, Espanhol; Francês, sobre Mação (eventual trabalho transdisciplinar);
- Organização do armário e documentação do Clube;
- Inscrição da escola no "site" oficial da iniciativa "Primavera da Europa” (caso esta iniciativa ocorra no presente ano);
- Inclusão do Clube Europeu na página oficial da escola;
- Projeção de filmes sobre países da União Europeia;
- Organização de uma exposição alusiva à União Europeia;
- Exposição de fotografias das diversas atividades realizadas durante o ano;
- Exposição alusiva às diferentes tradições na celebração do Natal nos países membros da UE;
- Elaboração de postais de Natal nas diferentes línguas;
- Concurso “As nossas estrelinhas”, direcionado ao ensino pré-escolar.
- Concurso de Cartazes, direcionado a todos os graus de ensino;
- Escolha do Logotipo e slogan do clube através de um concurso de ideias, dirigido a toda a Comunidade Escolar;
- Participação na semana Cultural da Escola (A Europa à Mesa);
- Eventual Visita de Estudo ao Parlamento Europeu.
No final de cada ano letivo será elaborado um relatório das atividades desenvolvidas pelo Clube.
Objetivos
- Criar um verdadeiro espírito europeu nos membros da comunidade escolar.
- Construir uma consciência de identidade pessoal, regional, nacional e europeia;
- Participar na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
- Respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções, sensibilizando para o respeito pela identidade e diversidade cultural dos povos europeus;
- Criar um verdadeiro espírito europeu nos membros da comunidade escolar;
- Participar na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica,
- Dinamizar atividades no domínio da educação europeia;
- Promover o interesse pelas questões de funcionamento das instituições
europeias;
- Aprofundar conhecimentos sobre a Europa no Mundo, nos dias de hoje;
- Conhecer o processo de alargamento da União Europeia;
- Consciencializar os alunos sobre as implicações sociais, económicas e
culturais dos sucessivos alargamentos;
- Educar no sentido da formação de jovens autónomos, críticos;
- Promover atividades de grupo que favoreçam o respeito pelos outros, a
aceitação das diferenças e a cooperação na escola.
Face ao que foi apresentado anteriormente, pedem as professoras autorização ao Conselho Pedagógico para dinamizar este clube. O horário em que o mesmo irá decorrer será apresentado posteriormente, tal como a sua planificação de atividades. As professoras proponentes da dinamização do Clube aguardam a deliberação do Conselho Pedagógico relativa à atribuição da coordenação do clube.
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