terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ano letivo 2009/2010 - Atividades

 

A União Europeia apresenta-se-nos sempre em constante devir/mutação. Fundada por 
seis Estados-membros em 1950, é hoje em dia composta por vinte e sete países-membros. 

Numa sociedade em que a comunicação é imperativa, onde os desenvolvimentos tecnológicos diariamente ocorrem, e nos permitem saber quási em tempo real os acontecimentos, é perfeitamente normal sermos confrontados, através dos mass media e porque não do Twitter/Facebook, com palavras, expressões que nos remetem para a vida Europeia. Será também de referir, que praticamente a nossa vida diária, é em si já um reflexo das práticas (económicas, sociais, políticas…) existentes na União Europeia. 

Num ano em que existiram eleições para o Parlamento Europeu, obviamente que muito foi dito e referido ao longo das diversas campanhas eleitorais. Seríamos tentados a afirmar que os nossos alunos possuem bastantes conhecimentos sobre a União Europeia, puro engano, na realidade são inúmeras as lacunas evidenciadas. Na sua grande maioria, os alunos apresentam um claro desconhecimento sobre o funcionamento da União Europeia (modos de vida, cultura, património…) existentes nos diversos países-membros. 

O Clube Europeu visa criar, na escola e em todos os membros da comunidade escolar, um verdadeiro espírito europeu, bem como contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial e à necessidade de cooperação. 

Este Clube terá como público-alvo os nossos alunos. O Clube é direcionado aos alunos da Escola sede, no entanto é pretensão do mesmo alargar a sua área de intervenção, de forma a poder abranger todos os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte. É nosso objetivo ajudar a desenvolver o seu sentido d e responsabilidade, como cidadãos integrados na Europa, designadamente no que concerne a temáticas como a paz, os Direitos do Homem e a preservação do património cultural e natural. 

As professoras que pretendem coordenar/dinamizar o Clube Europeu são as seguintes: Sílvia Ramadas (Prof.ª de Língua Inglesa), Luísa Morgado (Prof.ª de Economia), Augusta Estrela (Prof.ª de História). 

Este projeto está pensado para quatro anos, sendo que durante o presente ano, o clube estará mais direcionado para questões de cariz administrativo (ex. inscrever este clube na rede nacional de clubes europeus e incrementar o mesmo a nível escolar) e como tal, apenas serão dinamizadas algumas atividades. As atividades a desenvolver serão, nomeadamente, ao nível da pesquisa, seleção e divulgação de documentação e informação atualizada sobre a Europa e a União Europeia; projeção de filmes, participação e organização de atividades que contribuam para a dimensão europeia na educação; implementação de aulas temáticas e elaboração de trabalhos. No início de cada ano será apresentado o plano de ação do Clube.



Atividades 

Para o presente ano letivo, as atividades a implementar serão: 

- Inscrição na Rede Nacional de Clubes Europeus – GEPE; 

- Envio de cartas às embaixadas a solicitar o envio de documentação para o Clube; 

- Elaboração do "placard" do Clube Europeu; 

- Comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos; 

- Divulgação e exposição de eventos significativos para a escola desenvolvidos pela União Europeia, nomeadamente o dia da Europa; 

- Consulta de "sites" e contactos pertinentes, lúdicos e informativos, relacionados com a União Europeia, o que permitirá recolher informação vária; 

- Estabelecimento de uma parceria com o "Centro Jacques Delors";

- Exploração do material didático disponibilizado pelo Centro Jacques Delors; 

- Realização de aulas temáticas com o apoio do referido centro; 

- Realização de uma apresentação em PowerPoint, em Língua Inglesa, Espanhol; Francês, sobre Mação (eventual trabalho transdisciplinar); 

- Organização do armário e documentação do Clube; 

- Inscrição da escola no "site" oficial da iniciativa "Primavera da Europa” (caso esta iniciativa ocorra no presente ano); 

- Inclusão do Clube Europeu na página oficial da escola; 

- Projeção de filmes sobre países da União Europeia; 

- Organização de uma exposição alusiva à União Europeia; 

- Exposição de fotografias das diversas atividades realizadas durante o ano;

- Exposição alusiva às diferentes tradições na celebração do Natal nos países membros da UE;

- Elaboração de postais de Natal nas diferentes línguas; 

- Concurso “As nossas estrelinhas”, direcionado ao ensino pré-escolar. 

- Concurso de Cartazes, direcionado a todos os graus de ensino; 

- Escolha do Logotipo e slogan do clube através de um concurso de ideias, dirigido a toda a Comunidade Escolar; 

- Participação na semana Cultural da Escola (A Europa à Mesa); 

- Eventual Visita de Estudo ao Parlamento Europeu. 


No final de cada ano letivo será elaborado um relatório das atividades desenvolvidas pelo Clube. 

Objetivos 


- Criar um verdadeiro espírito europeu nos membros da comunidade escolar. 

- Construir uma consciência de identidade pessoal, regional, nacional e europeia; 

- Participar na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; 

- Respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções, sensibilizando para o respeito pela identidade e diversidade cultural dos povos europeus; 

- Criar um verdadeiro espírito europeu nos membros da comunidade escolar; 

- Participar na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica, 

- Dinamizar atividades no domínio da educação europeia; 

- Promover o interesse pelas questões de funcionamento das instituições 

europeias; 

- Aprofundar conhecimentos sobre a Europa no Mundo, nos dias de hoje; 

- Conhecer o processo de alargamento da União Europeia; 

- Consciencializar os alunos sobre as implicações sociais, económicas e 

culturais dos sucessivos alargamentos; 

- Educar no sentido da formação de jovens autónomos, críticos; 

- Promover atividades de grupo que favoreçam o respeito pelos outros, a 

aceitação das diferenças e a cooperação na escola. 

Face ao que foi apresentado anteriormente, pedem as professoras autorização ao Conselho Pedagógico para dinamizar este clube. O horário em que o mesmo irá decorrer será apresentado posteriormente, tal como a sua planificação de atividades. As professoras proponentes da dinamização do Clube aguardam a deliberação do Conselho Pedagógico relativa à atribuição da coordenação do clube.

 


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